O evento busca refletir a respeito da organização curricular e das práticas pedagógicas em contextos plurais da realidade escolar, a partir das macros políticas e das determinações dos processos constitutivos. O tema “Formação de professores: Histórico, políticas e práticas pedagógicas” pretende incursionar pela História do movimento dos educadores para compreender os tensionamentos atualmente enfrentados na promoção de uma proposta de país que concebe a educação sob balizas de Estado Democrático de Direito. Serão mobilizados estudantes das Licenciaturas e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (PRP), profissionais da Educação Básica, de instituições científicas, dos movimentos sociais e sindicatos em um esforço conjunto para contribuir com o plano nacional de educação e com as diretrizes nacionais para a educação, visando a universalidade da educação básica e superior e o respeito às características das diversas regiões do Brasil. O Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais dos Programas PIBID e RP e Associação Nacional pela Formação de Professores da Região Sul serão promotores do IV ENLIC SUL, IV PIBID SUL, II PRP SUL II ANFOPE SUL com o propósito de constituir diálogos epistemológicos e de socializar experiências e pesquisas na área. As temáticas terão como fio condutor as políticas educacionais com impactos na formação inicial e continuada de professores, o Novo Ensino Médio, as possibilidades de imersão nas escolas de Educação Básica por meio do PIBID e PRP. O objetivo é congregar a comunidade científica para debater, avaliar e socializar as práticas pedagógicas dos programas PIBID e PRP, as pesquisas e as experiências em torno de políticas públicas e de currículos que atendam às necessidades relacionadas ao direito à educação e à formação de professores com qualidade social e emancipatória.
Esta é a quarta edição deste evento e a realização dos três primeiros foram entre os anos de 2015 a 2019, com interrupção apenas no período pandêmico. O I Encontro das Licenciaturas da Região Sul, realizado em dezembro de 2015 em Lages/SC na UNIPLAC. Congregaram nesse evento, o I Seminário do PIBID? SUL, o I Seminário do Parfor?SUL e I Seminário Regional PROESDE/LICENCIATURAS/SC, com o tema Impactos na formação docente e continuada. O II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, realizado em dezembro de 2017 em São Leopoldo/RS na UNISINOS. Fizeram parte deste evento: II ENLIC? SUL, PIBID SUL e II Seminário Institucional PIBID?UNISINOS, cujo tema foi Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: Enfoques, Avaliação e Perspectivas. O último evento foi o III Encontro das Licenciaturas da Região Sul, ocorrido em novembro de 2019 em Curitiba/PR na UFPR. Organizou-se também, nesta data, III PIBID?SUL o I Encontro da RP?SUL. O tema abordou Os Desafios da Formação Docente na região Sul e o Cenário Educacional Brasileiro. Em 2021, foi realizada a I ANFOPE? SUL no período de abril e maio por meio de lives no formato virtual e veiculadas no canal youtube da Anfope-Sul. O tema foi O campo de formação dos profissionais da educação. Nas primeiras edições, a presença de profissionais da educação, de licenciandos ligados ao PIBID?RP e de professores atuantes na educação básica foi fundamental para as discussões na área. Mantendo esse propósito agregador entre sujeitos atuantes em diferentes níveis da educação é que propomos a quarta edição. Assim, congregando o IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul, em 2025, o IV PIBID?SUL, II RP?SUL e II ANFOPE?SUL, previsto para 17 a 19 de março de 2025 em Joinville/SC. Com o tema Formação de professores: Histórico, políticas e práticas pedagógicas, busca articular a participação das IES, escolas parceiras do PIBID?PRP e professores da educação básica para discutir a formação de professores e fortalecer o compromisso com a escola pública.
A importância deste evento diz respeito à socialização de ações ligadas à formação de professores. Pesquisadores, professores e estudantes das licenciaturas e da educação básica reúnem-se para refletir sobre temas relacionados à formação de professores com viés político, educacional, inclusivo e qualitativo, articulando ao debate da organização dos currículos e das práticas pedagógicas com vistas ao fortalecimento das licenciaturas. Em consonância com o que prevê a Portaria que regula os Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (PPR), a socialização de vivências e experiências no âmbito dos programas possibilita ampliar e fortalecer os programas nos processos da formação de professores. A partir de tema central deste evento, temáticas se desdobram tendo como mote as políticas educacionais atuais, dentre as quais, a formação inicial e continuada de professores, o Novo Ensino Médio e as possibilidades de imersão nas escolas de educação básica por meio do PIBID e PRP com impacto na qualidade da educação. Para tanto, é relevante congregar a comunidade científica em eventos com abordagem plural para possibilitar a participação de diferentes sujeitos individuais e institucionais. Essa dinâmica amplia o debate e a socialização das pesquisas, estudos e experiências de formação de professores com base em políticas públicas que atendam as necessidades e anseios dos menos favorecidos economicamente em prol de acesso com qualidade para a apropriação dos conhecimentos. Associar a discussão à estudantes em fase inicial de formação é de alta relevância para o desenvolvimento científico, sociocultural e educacional do País, pois são articulados debates entre ensino superior e educação básica, formação inicial e continuada. A avaliação dos processos envolvidos na formação de professores impacta diretamente nas políticas, nas práticas de ensino e nas mudanças que poderão ser arroladas nos espaços de pesquisa, ensino e aprendizagem.
A programação do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul, simultaneamente com o IV Seminário PIBID?SUL, II Seminário RP?SUL, e II Seminário ANFOPE?SUL contribui de várias maneiras para a apropriação e o aprofundamento teórico-prático nas licenciaturas, pois (i) evidencia uma relação de práxis epistemológica nas dimensões da docência e da gestão dos processos formativos na educação básica; (ii) socializa pesquisas e experiências dos participantes dos programas PIBID e PRP; e, (iii) avalia proposições para o campo da educação, da formação de professores, constituindo-se em uma oportunidade para o aprofundamento de temas relevantes para a formação pedagógica de estudantes dos cursos de licenciaturas e dos profissionais da educação que estão no lócus da escola. Os dez eixos temáticos que compõem a programação oficial, circunstanciam consistentes questões teórico – metodológicas para a formação e a atuação dos profissionais da educação na educação básica. Os esforços empreendidos na organização deste evento integram as IES formadoras com as escolas de educação básica para materializar e manter ativo um ambiente plural e instituinte que oportunize a participação tanto de atores das escolas de educação básica quanto dos atores das instituições de ensino superior na divulgação de trabalhos e esforços coletivos voltados à educação. O evento também é lócus central para que licenciandos, em fase inicial de formação, possam contribuir para o desenvolvimento científico, sociocultural e educacional do País. A participação dos licenciandos impacta nas políticas, nas práticas de ensino e de formação de professores e nas mudanças que podem ser arroladas nos espaços de pesquisa e de ensino-aprendizagem. Por fim, fortalece a formação de estudantes e professores no que se refere à pesquisa de forma articulada às práticas pedagógicas na relação entre licenciaturas e Educação Básica.
Joinville/SC de 17 a 19 de março de 2025